Páginas

segunda-feira, agosto 08, 2011

Wikipédia


Num mundo wiki, uma escola idem - Jaime Balbino


Quanto a Wikipédia acredito que poucos têm conhecimento como é sua estrutura de trabalho e o quanto ela é revolucionária. Reduzi-la ou somente compará-la a tantas outras enciclopédias existentes retira o que há de mais caro no seu modelo.
A Wikipédia é uma experiência colaborativa. É difícil encontrar algo semelhante mesmo entre outros projetos de software livre: uma enciclopédia mundial ,que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformando, corrigindo e traduzindo seus verbetes.
A experiência da Wikipédia nos mostra que a confiabilidade do seu conteúdo é das melhores enciclopédias. O que temos em cada verbete, é um conceito pleno, que representa uma idéia na sua plenitude e no Conhecimento é posto de forma definitiva ele é apenas objeto de alienação. A reflexão é o que permite olhar para além do que está posto, trabalhar a informação e reinterpretá-la de volta ao mundo. Esta desconfiança deveria ser inerente a qualquer tipo de informação ou método de ensino, no “mundo wiki” ela se encontra canalizada de um conhecimento dinâmico, em constante transformação. 
É claro que não é possível encontrar tudo na Wikipédia, refere-se aos milhares de verbetes onde o trabalho coletivo de fato acontece. Podemos ajudar a ampliá-la e melhorá-la, descobrindo um assunto de nosso interesse e desenvolvendo lá, também podemos disponibilizar alguma produção que consideremos importante para o conhecimento das outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário