Páginas

segunda-feira, agosto 08, 2011

Prática Pedagógica & Mídias Digitais

Abaixo temos alguns exemplos de multimídia bem interessantes, que podem auxiliar nosso trabalho:

* Filme Kutoja : A última tricotada

 É um filme que leva o espectador a pensar sobre a obsessão e compulsividade. E faz com que nós possamos  refletir nos momentos do nosso dia a dia, se temos ou não o mesmo comportamento da mulher na animação - ação repetida, sem reflexão, de maneira isolada e totalmente centrada.


* Takagi Masakatsu - COIEDA

O vídeo trabalha com as formas geométricas, cores,som, movimentos e as imagens que se misturam integrando-se de forma harmônica. Isso é possível porque as mídias digitais possibilitam novas maneiras de criação, originalidade e criatividade.

 


* Pop -  Joe Penna

O vídeo mostra sincronismo entre os sons e os movimentos. Usa de uma criatividade muito grande parar tirar e produzir de vários objetos(garrafas,bexigas,copos...).

 
 

* Bloco do Passo - Saltos no Tempo

O vídeo mostra equilíbrio, sincronismo entre os participantes, cada um sabe de sua importância e contribuição para que o número aconteça.  Levar todas essas ações para o ambiente escolar não é tão simples, requer envolvimento de todo grupo, cada um fazendo sua tarefa para resultar no todo.




* Entrevista com Lucas Ciavatta.


Ele relata como foi a elaboração e a execução do projeto Bloco do Passo. Ressalta a importância do trabalho dos bailarinos e da inclusão das mídias digitais para a execução do projeto.






A entrevista com Lucas Ciavatta mostra que é possível como educadores apresentarmos aos nossos alunos uma possibilidade de aprendizagem utilizando as tecnologias, desenvolvendo um trabalho colaborativo, onde o aluno aprenda que ele pode auxiliar na aprendizagem do outro, a importância de trabalhar em equipe onde cada um participante desempenha um papel relevante dentro do grupo e que a sincronia e o esforço de cada um levam a um resultado satisfatório a todos.
O profissionalismo, segundo Ciavatta, é uma conseqüência da postura que o professor deve ter já dentro da sala de aula, para conseguir alcançar os objetivos a serem propostos.
A Disciplina e a Criatividade também devem estar em evidências em nossas atitudes, pois, não basta ter idéias, e sim, saber colocá-las em prática.
Estimular o bom senso e a motivação para enfrentar os desafios, deve estar injetado em nosso ser e que dia-a-dia tenhamos o discernimento para desenvolver e repassar todo o nosso saber aos alunos.
O vídeo deixa claro que para Lucas Ciavatta, todos nós enfrentamos obstáculos para conseguir alcançar os objetivos.
Ele criou um bloco profissional musical, com muita seriedade e determinação, enfrentou obstáculos, mas com muito perseverança, tem ultrapassado e seguido adiante.
Isto também acontece com os estudantes, quando ele se dá conta do que quer, ele enfrenta os desafios com determinação para alcançar seus objetivos.
O que eu aprendo hoje na escola, também precisou de alguém para pesquisar antes até chegar aos tempos atuais inserindo novas pesquisas, novas metodologias, novas tecnologias.
Todos colaboram para o desenvolvimento da aprendizagem.
A escola tradicional deu lugar a escola contemporânea com novas tecnologias e devemos buscar adaptá-las nas aulas, no nosso cotidiano. Usar mídias na educação e se reciclar são ações fundamentais na educação de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário