Páginas

segunda-feira, agosto 08, 2011

Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI


Após a leitura da entrevista de Pedro Demo com o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”, fiquei alguns minutos refletindo sobre os avanços e desafios que a tecnologia nos impõe a cada momento.
Voltar no tempo e repensar nas práticas pedagógicas nos remete a um importante detalhe na educação: o antes e o depois do computador.
Hoje temos a oportunidade de fazermos as mesmas atividades curriculares com as tecnologias, pois elas são cheias de cores, imagens, sons, animações e com a possibilidade de uma interação instantânea.
A nossa atuação docente só passará por mudanças quando despertarmos para esta realidade que praticamente nos obriga a sermos cada vez mais críticos e acompanharmos a evolução tecnológica. Precisamos participar deste mundo globalizado e desencalharmos do processo de ler, escrever e contar (Pedro Demo).
Precisamos acreditar na força e determinação que emanam dos educadores, daqueles que buscam aprender a aprender e aprimorar seus conhecimentos e despertam em nós a vontade de sair do papel de vítimas desse novo tempo e sermos autores de uma história de constantes transformações.
Acontecendo esse processo, estaremos em condições de oferecermos estratégias que possibilitam uma aprendizagem de qualidade.

Um comentário:

  1. O que importa mesmo é que a tecnologia não nos transforme em seres insensíveis, certo?
    beijinhos

    ResponderExcluir