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terça-feira, julho 19, 2011

Projeto Amora

 

Sobre o Projeto Amora:

 Um projeto criado e desenvolvido pelos professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC). Implementado junto aos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. O Projeto Amora lançou suas sementes em 1996, e prossegue até hoje na forma de uma reestruturação curricular que visa mudar a relação tradicional professor-aluno, integrando o uso das novas tecnologias de informação ao currículo.
 O que uma frutinha tão prosaica tem a ver com um projeto ligado à era digital?
 Seus criadores explicam: “A amora é uma infrutescência formada por múltiplos frutos suculentos, derivados de uma reunião de flores diferentes que se desenvolveram próximas. Estes frutos são reunidos por um tecido também suculento, o que os transforma em uma estrutura única muito saborosa e, por isso mesmo, muito apreciada. O Projeto, por sua vez, pretende construir conhecimento a partir da inter-relação entre as múltiplas facetas das diferentes áreas do conhecimento, o que propicia a quem o constrói, uma visão ampla da realidade, também muito apreciada por integrar, criativamente, afeto e cognição”.
 Dentro das programações do MEC/ProInfo, o Projeto Amora é hoje uma referência de projeto alternativo de aprendizagem via tecnologia.
 O currículo do Projeto Amora subverte a transmissão passiva do conhecimento em “projetos de investigação”, onde os próprios alunos escolhem o tema que gostariam de estudar. Os assuntos são os mais diversos possíveis na verdade, qualquer assunto que tenha despertado a vontade de conhecer.
 Sob a orientação de um professor, sozinhos ou em pequenos grupos, eles então buscam em diversas fontes (bibliotecas, entrevistas com especialistas, etc) e também na Internet as informações para escreverem seus trabalhos. A diferença é que os trabalhos escolares não ficam empoeirando em gavetas, mas se transformam em websites, que os alunos criam e desenvolvem. A publicação é feita pelos próprios alunos em um ambiente virtual criado especialmente para os projetos de investigação.
 Um dos desafios que os professores enfrentam é associar os temas escolhidos pelos alunos às diversas áreas do conhecimento humano. Por exemplo, como extrair conceitos de Física de um tema que interessa tanto às crianças como a existência de extraterrestres.
 A idéia é criar uma escola que  trabalhe com noções essenciais na construção do conhecimento em geral.  Além disso, o contato com as mídias interativas gera resultados muito interessantes. Não são só os alunos que aprendem de forma diferente, neste sistema, também os professores ampliam os horizontes da prática pedagógica, transformando o Projeto Amora também em um fértil terreno para reflexão e pesquisa. 
 É muito interessante a forma como o projeto se desenvolve. São utilizadas atividades integradas e oficinas.
  Cada professor direciona o trabalho segundo sua própria visão, sua experiência e bagagem pedagógica.
 As opiniões divergentes enriquecem o trabalho e permitem um avanço nas questões teóricas e práticas.
 O modelo metodológico é constantemente reavaliado.
 E fica claro que não é só o aluno que aprende, o professor aprende e muito; Ampliam a prática pedagógica com reflexões e pesquisas.

Um comentário:

  1. meninas,o blog de vcs está simplesmente perfeitinho... desde a escolha do nome até... tudo !!! bjinhos
    aproveitem as férias mas não se esqueçam de mim !!! rsss

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